Ponta Porã/MS, Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Política
Quarta-Feira, 30 de Junho de 2021, 10h:21
Tamanho do texto A - A+

Azambuja acompanha Bolsonaro em inauguração de radar em Ponta Porã

A cerimônia alusiva está prevista para iniciar às 11h35

Laryssa Maier
Capital News

divulgação/PR

Bolsonaro e Azambuja

Bolsonaro e Azambuja

Nesta quarta-feira (30), o governador Reinaldo Azambuja recebe comitiva do presidente Jair Bolsonaro em Ponta Porã, para inauguração de um radar de vigilância que integra o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A cerimônia alusiva à "modernização e ampliação da rede de radares" está prevista para iniciar às 11h35 no Sítio Radar da Força Aérea Brasileira (FAB) em Ponta Porã, que fica na Rua Guia Lopes, s/n, no bairro Santa Izabel (próximo à Escola Topo Gigio).

 

Esta será a terceira estação de radar da FAB a ser ativada em Mato Grosso do Sul com o objetivo de reforçar as ações de fiscalização do espaço aéreo na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia. A primeira estação foi inaugurada em Corumbá, em agosto de 2020, e a segunda em Porto Murtinho, em março deste ano. Os três sistemas de vigilância receberam investimentos federais da ordem de R$ 127 milhões.

 

Com o intuito de potencializar a identificação de aeronaves voando a baixa altura na região de fronteira, trazendo benefícios operacionais, tanto para o controle civil de aeronaves, quanto para a defesa aérea, aumentando a capacidade de detecção de tráfegos não autorizados ou de emprego ilícito, colaborando com as ações de fiscalização do espaço aéreo no centro-oeste brasileiro.

 

Composto de radares primários - LP23SST-NG e secundários - RSM970S, cada sistema aumenta a capacidade de vigilância aérea na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), por meio da detecção de aeronaves cooperativas e não-cooperativas, podendo alcançar um raio de 450 quilômetros, a 30 mil pés, o que corresponde a quase duas vezes a área do Estado do Mato Grosso do Sul. 

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix