00:00:00 Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2023, 19:20 - A | A

Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2023, 19h:20 - A | A

Saúde

Coren firma TAC para adequar serviços de enfermagem em hospital de Caracol

Unidade de saúde deve ter mais enfermeiros para poder seguir atendendo 24 horas

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação

Hospital Caracol

Hospital de Hospital Beneficente Rita Antônio Maciel Godoy

O Hospital Beneficente Rita Antônio Maciel Godoy, de Caracol, para manter os atendimentos 24 horas, firmou acordo de contratar mais enfermeiros no prazo de 30 dias. Nesta terça-feira (10) foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), o Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MMPS) Secretaria Municipal de Saúde de Caracol e diretoria do hospital na qual o descumprimento cabe multa de R$ 1 mil ao dia.

 

O Conselho instaurou novo Processo Administrativo de Interdição Ética do serviço de enfermagem do Hospital de Caracol por haver déficit de profissionais. O hospital passou por inspeção de retorno, em abril de 2022, devido a vistoria inicial feita em maio de 2019. O hospital contava com dois enfermeiros para 14 leitos e não havia enfermeiro responsável com Certidão de Responsabilidade Técnica.  O Coren orientou a necessidade da contratação de dois enfermeiros, considerando não ter um responsável pelo transporte avançado de pacientes e atuar no período noturno. O hospital chegou a contratar mais um enfermeiro, mas não sendo o número suficiente.

 

O TAC foi assinado pelo presidente do Coren, Dr. Sebastião Duarte Júnior, pelo promotor de justiça, Dr. William Marra Silva Júnior, pela secretária municipal de Saúde, Dra. Cristina Araujo Pezzini, e pela diretora administrativa do hospital, a Sra. Priscila Centurião Farias. Participaram da assinatura do acordo, a conselheira, Dra. Lucyana Conceição Justino, a enfermeira fiscal, Dra, Priscila Santana de Araújo, e o procurador-geral do Coren-MS, Dra. Celso Siqueira Filho.

 

Regularização da situação

 

A direção do hospital manifestou empenho em colaborar para a regularização da situação do hospital em contratar em 30 dias mais um enfermeiro. O hospital comprometeu ainda regularizar a Certidão de Responsabilidade Técnica do Serviço de Enfermagem; atualizar o Manual de Normas e Rotinas, o Procedimento Operacional Padrão (POP) e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); melhorar o processo de esterilização; e adequar a classificação de risco de enfermagem no prazo de 60 dias, conforme o acordo de termo de conduta.

 

O presidente do Coren, Sebastião Duarte, reconheceu o esforço da instituição em garantir a segurança do paciente dentro da legislação adequada ao serviço que se destina ao profissional de enfermagem. O Hospital é responsável pelo atendimento de toda população de Caracol, o município é formado por pouco mais de 10 mil habitantes e recebe pacientes de outra nacionalidade devido o município fazer fronteira com o Paraguai. Atualmente, possui três enfermeiros, sendo um obstétrico, prestando um serviço de referência na obstetrícia na região.

 

Comente esta notícia