Na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, existe a tradicional brincadeira “guerra d’água”.O evento reúne jovens e adultos que jogam bexigas de água na Avenida Brasil.
Sendo um evento tradicional em Ponta de Porã, ocorre todos os anos, os foliões se divertem jogando balões de água em quem participa da brincadeira em área demarcada, não tem custo nenhum a realização. A brincadeira é regulamentada por lei.
Mesmo sem o tradicional carnaval de rua na cidade, a “guerra d’água” acontece neste domingo (18) e na terça-feira (21) com regras específicas, com hora para começar e terminar. Será das 13h ás 17h, dentre outras limitações impostas pela organização.
A expectativa fica por conta da participação do tradicional “Bloco dos sujos” como todos os anos se apresenta sempre no final da guerra d'água onde participam centenas de pessoas, tanto do lado brasileiro, quanto do paraguaio. A segurança ficará por conta da Guarda Civil Municipal de Fronteira, Agentes de Trânsito e Polícia Militar.
Tradição
Segundo o secretário de segurança do município, Marcelino Nunes de Oliveira, a tradicional guerra d'água teria tido início em Concepción, cidade paraguaia que de clima quente, que fica às margens do rio Paraguai.
“As festividades carnavalescas duravam toda a madrugada e, um dia, um grupo teve a brilhante ideia de acordar os foliões beberrões jogando água um nos outros, para curar a ressaca. Aquilo foi se espalhando por toda cidade até chegar à fronteira brasileira e contagiar a todos”, a "guerra d’água " destinada às crianças também será mantida no Parque dos Ervais no mesmo horário, explicou o secretário.