Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 22 de Julho de 2022, 17:38 - A | A

Sexta-feira, 22 de Julho de 2022, 17h:38 - A | A

Ponta Porã

Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais divulga Plano de Trabalho

Da Assessoria
Nivalcir Almeida

Divulgação/Prefeitura de Ponta Porã

Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais divulga Plano de Trabalho

..

O Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais, antigo Centro de Equoterapia CADU, que desenvolve ações beneficiando mais de 60 crianças na fronteira, acaba de compor uma nova diretoria. O Centro funciona em parceria com o Exército Brasileiro e a Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação, Esporte, Cultura e Lazer; Saúde e Assistência Social.

Localizado na Rua Manuel Dias de Pinho, numa área pertencente à União e cuidada pelo Exército por meio do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, o Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais já atendeu, no primeiro semestre letivo, 69 praticantes. E a meta para o próximo período é ampliar em 30 vagas para atender toda a demanda apresentada na cidade.

Porém, existem algumas necessidades que precisam ser atendidas e já foram informadas ao Poder Público Municipal. Uma das solicitações feitas é a cedência de profissionais da área da saúde. “Precisamos montar nossa equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, psicólogo e equitador”, explicam a Presidente do Centro, Carolina Espíndola de Jesus Saikkonen, e a Vice-presidente, Karen Costa.

Cabe ressaltar que “justifica-se a necessidade da equipe multidisciplinar, ou multiprofissional, pois a Equoterapia não é uma fisioterapia em cima do cavalo, nem uma sessão de psicoterapia em cima do cavalo, muito menos uma aula tradicional de equitação, ela vai além, por isso a necessidade de diferentes profissionais, para que a sessão de terapia atinja o máximo de desenvolvimento possível, tanto na área da saúde, quanto psicossocial e cognitiva”, reforçam as diretoras.

Elas informam que foram mantidos contatos frequentes com representantes das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, bem como a área política da Administração Municipal, no sentido de viabilizar a cedência destes profissionais. “Já temos os profissionais que formam a equipe pedagógica. São educadores cedidos pela Prefeitura. Porém, é primordial a existência desta equipe multiprofissional para que nossos atendidos recebam a devida atenção preconizada pela ANDE-BRASIL -Associação Nacional de Equoterapia. Agora vamos entregar o Plano de Trabalho para a Procuradoria Geral do Município para que seja efetivado o restante da execução do processo necessário para a cedência destes profissionais, o que esperamos, aconteça, o mais breve possível”.

A Associação do Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais desenvolve suas atividades desde abril de 2008, com uma parceria entre Exército e Prefeitura Municipal de Ponta Porã, com cedência de profissionais das Secretarias de Saúde; Educação, Esporte, Cultura e Lazer e também da Assistência Social; com mudança de nome fantasia, (Antes era Centro de Equoterapia CADU) passa a se chamar no ano de 2022,  Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais.

Recentemente a diretoria do Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais promoveu uma reunião para acertar detalhes da documentação referente às mudanças efetuadas na sua composição bem como estatuto da entidade. Os documentos estarão sendo encaminhados para registro em cartório.

A entidade, também recentemente, obteve conquistas importantes como a garantia de que terá assessoria contábil e jurídica, proporcionada por profissionais conceituados da cidade, que atuarão de maneira gratuita, como forma de apoio à diretoria que também atua nas mesmas características. A nova diretoria foi eleita numa assembleia geral no dia 28 de maio deste ano.

Benefícios
A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos, tais como: Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; Sequelas de traumas e cirurgias; Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; Distúrbios de aprendizagem e linguagem.

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. O praticante, como é chamado o paciente desta terapia, de acordo com suas necessidades, é atendido por profissional habilitado e com cursos na área de equoterapia, e por uma equipe multiprofissional, a qual, solicita-se o atendimento da cedência dessa equipe, onde é realizado um tratamento para desenvolver todo o seu potencial, respeitando suas limitações.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Também é fundamental frisar que o Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais segue orientações e normativas da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), garantindo um atendimento equoterápico liberado por avaliação da equipe multiprofissional (fisioterapeuta, psicólogo e equitador), o que se considera equipe mínima para o atendimento.

O plano de trabalho prevê além da equipe da saúde, a equipe da educação para o apoio de pedagogos/psicopedagogo, educadores físicos, e da assistência social, os terapeutas ocupacionais, fonoaudiologia e assistente social, cada um dentro de suas especialidades para desenvolver, com excelência, o atendimento individualizado dos praticantes da equoterapia.

Comente esta notícia