Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 14:36 - A | A

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 14h:36 - A | A

Exportação

Tereza Cristina anuncia a volta da exportação de carne bovina do Brasil para China

Após notificação de caso atípico de EEB em Mato Grosso, as vendas estavam suspensas

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Show da Carcaça paga R$ 314 mil em bônus aos associados

Após notificação de caso atípico de EEB em Mato Grosso, as vendas estavam suspensas

Em pronunciamento realizado via site oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a ministra Tereza Cristina confirmou o retorno a exportação de carne bovina do Brasil para a China, que estavam suspensas desde o dia 3 de junho, por conta da notificação de caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), detectado em Mato Grosso.

 

Entre os importadores do Brasil, a China é o único país  que tem protocolo sanitário que exige a suspensão temporária das importações de carne quando detectado caso atípico de EEB. Tereza Cristina, recebeu a notícia da reabertura do mercado chinês na madrugada desta quinta-feira (13). A ministra reafirmou que vai continuar negociando um novo protocolo com as autoridades sanitárias chinesas.

 

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a doença foi constatada em uma vaca de corte, com idade de 17 anos. Todo o material de risco específico para EEB foi removido do animal durante o abate de emergência e incinerado no próprio matadouro. Outros produtos derivados do animal foram identificados, localizados e apreendidos preventivamente, não havendo ingresso de nenhum produto na cadeia alimentar humana ou de ruminantes. Não havia, portanto, risco para a população.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS