Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 29 de Junho de 2021, 18:56 - A | A

Terça-feira, 29 de Junho de 2021, 18h:56 - A | A

Desenvolvimento

Projeto levará gás natural a municípios de MS

Iniciativa visa fomentar o desenvolvimento dos municípios do interior

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Semagro

Dirigentes municipais debatem projeto que levará gás natural a municípios de MS

Reunião realizada na sede da Semagro

Durante reunião realizada na última segunda-feira (28) na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), representantes de municípios do Estado debateram o projeto que levará gás natural às cidades da região Sul de Mato Grosso do Sul. Conforme o projeto, o gasoduto partirá de Campo Grande, passará por Sidrolândia e Maracaju até chegar a Dourados, 

 

Titular da Semagro, Jaime Verruck destaca que a iniciativa irá fomentar o desenvolvimento do setor industrial, proporcionando o crescimento econômico e geração empregos e renda. “Comunicamos que a MS Gás vai construir um gasoduto ligando Campo Grande a Sidrolândia. Esse projeto integra o ramal Campo Grande-Dourados, na fase 1 vamos fazer até Sidrolândia. A cidade já tem a demanda levantada, a indústria será atendida e também todo comércio. Mostramos à prefeita o quanto Sidrolândia ganha em termos de desenvolvimento, ao ter mais uma opção disponível de energia. O que precisamos agora é de uma área de 10 mil metros quadrados para instalar a subestação. A partir daí o gás pode ser transportado em caminhão às cidades próximas, ou mesmo aos postos de combustíveis de Sidrolândia, até que se implante a rede de abastecimento”, explicou Verruck.

 

Conforme a Semagro, o gás é um importante instrumento para fomentar o desenvolvimento  industrial nos municípios do interior de MS e integra o plano de ação do Governo do Estado. A iniciativa visa ampliar o combustível ao Sul e Norte do Estado por meio da implantação de  ramais e transporte em caminhões, visto que essas regiões estão fora do alcance do gasoduto. O primeiro passo é a instalação do gasoduto até Sidrolândia, posteriormente a previsão é que o equipamento seja implantado no município de Dourados passando por Maracaju e Rio Brilhante. O projeto prevê ainda a construção de uma subestação que suportará a conexão de outros ramais que beneficiarão as cidades do entorno.

 

Na ocasião, o titular da Semagro apresentou à prefeita Vanda Camilo as expansões industriais realizadas em Sidrolândia, com intuito de potencializar os investimentos da MS Gás. “A prefeita vai nos apresentar alternativas de área para sediar a subestação, a MS Gás fará a avaliação, já temos o projeto básico, o próximo passo é concluir o projeto executivo e começar a execução. Está totalmente aprovada, muito brevemente teremos o gás chegando a Sidrolândia”, explicou via assessoria.

 

Jaime Verruck também ressaltou a importância da prefeitura implementar o gasoduto para a ampliação dos investimentos, tanto para o comércio, quanto para a indústria e abastecimento de veículos de uso residencial.

 

A reunião contou com a presença da equipe técnica da Semagro, do secretário de Infraestrutura do Estado, Eduardo Riedel; do diretor presidente da MS Gás, Rui Pires dos Santos; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa; deputado estadual Gerson Claro e da prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS