Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2020, 11:28 - A | A

Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2020, 11h:28 - A | A

Colheita

Produção de soja deve crescer este ano com destaque do Mato Grosso do Sul

Colheita pode chegar a 124 milhões de toneladas da oleaginosa

Norton Soares
Capital News

Divulgação/Assessoria

Resultados de pesquisas sobre soja serão apresentados na 54ª Expoagro

Aumento chega a 8% em relação ao ano passado

Expectativas de produção de soja aumentam após liberação de dados do ritmo da colheita brasileira, com destaque para Mato Grosso do Sul  e Goiás. Conforme o levantamento feito pela consultoria INTL FCStone e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estão previstos 124 milhões de toneladas da oleaginosa para este mês.

O aumento será de 8% comparado ao ciclo 2018/2019, que produziu 115 milhões de toneladas no mesmo período. Comparado com janeiro deste ano, são 1,9% de crescimento.

Conforme avaliação feita pela analista de inteligência de mercado do grupo, Ana Luiza Lodi, “No Mato Grosso do Sul e em Goiás, além do aumento do rendimento, houve revisão também de área. No caso de resultados favoráveis se manterem até o final da colheita, haveria espaço para novos aumentos nas próximas revisões”.

Para a região sul do país, a estimativa é que a produção caia em torno de 400 mil toneladas no Rio Grande do Sul. Os principais fatores são o clima quente e seco.

Nacionalmente, é previsto que a produção de soja alcance 5,78 milhões de toneladas no ano, porém mantendo a mesma demanda. Conforme a INTL FCStone, as exportações em 2020 deve ser de 72 milhões de toneladas e a de consumo doméstico em 48 milhões de toneladas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS