Campo Grande Sábado, 27 de Abril de 2024


Rural Sábado, 17 de Julho de 2021, 16:51 - A | A

Sábado, 17 de Julho de 2021, 16h:51 - A | A

Agricultura

Horta modelo fomenta a agricultura familiar na Capital

Produtos cultivados são entregues a famílias em situação de insegurança alimentar

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMCG

Horta modelo fomenta a agricultura familiar na Capital

Incubadora de Alimentos Norman Edward Hanson,

Prefeitura de Campo Grande deu início a implantação de uma horta modelo na Incubadora de Alimentos Norman Edward Hanson, localizada no Jardim Santa Emília. No espaço foram preparados 15 canteiros, que receberam diversas mudas de alface, cebolinha, coentro, salsa, açafrão, repolho, couve, almeirão, tomate cereja e rúcula, além do pomar para cultivo de limão e ponkan.

 

O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc), possui 320m² e tem o objetivo de auxiliar a comunidade e os produtores rurais no plantio e cultivo de hortaliças. Conforme a Sedesc, o espaço oferece orientações sobre adaptação do solo (adubação), plantio de sementes e mudas, desenvolvimento vegetativo e colheita.

 

Secretário da Sedesc, Rodrigo Terra explica que a implantação das hortas beneficia diversas famílias da região. “Essa iniciativa em fomentar hortas nas incubadoras municipais faz parte do planejamento estratégico da Sedesc, que está finalizando a regulamentação do Plano Municipal de Agricultura Urbana, agregando ações de sustentabilidade, trabalhando com produtos orgânicos e auxiliando no desenvolvimento econômico, vem ao encontro da proposta de mudanças na Secretaria, que está incorporando o agronegócio no próprio nome”, destacou.

 

Conforme a Prefeitura, são avaliadas a viabilidade da implantação de outras três hortas, nas incubadoras dos bairros Mário Covas, Zé Pereira e Estrela Dalva, o projeto é promovido em parceria com o Fundo de Assistência à Comunidade (FAC), responsável pela destinação dos alimentos produzidos, encaminhado a famílias em insegurança alimentar, atendidas por entidades assistenciais.

 

Simultaneamente a preparação do terreno para o plantio, a Sedesc treina oito pessoas para atuarem nas hortas que serão cultivadas no local, com colheita prevista para agosto. De acordo com a prefeitura, a iniciativa visa ampliar a autossuficiência dos produtos de hortifruticultura, além de aumentar em 50% o número de hortas em Campo Grande.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS