Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021, 11:37 - A | A

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021, 11h:37 - A | A

Bovinocultura de Corte: Gestão é essencial para aumento da produtividade

Senar-MS aponta que é possível aumentar o lucro com redução de custos

Marina Romualdo
Capital News

Divulgação

Bovinocultura de Corte: Gestão é essencial para aumento da produtividade

Estratégia é essencial para aumento da produtividade

 

Assistência Técnica e Gerencial do Senar (MS) em Bovinocultura aponta que é possível aumentar a produtividade por hectare e diminuir custos. O resultado da análise técnica, mês a mês, e indicadores zootécnicos e econômicos são assunto do #Mercadoagropecuário desta segunda-feira, 18 de Outubro. 

 

Conforme o departamento de Assistência Técnica e Gerencial, às propriedades rurais avaliadas tinham a média de rebanho e produtividade semelhantes. Eles foram separadas entre as que possuíam Margem Bruta (MB) positiva e negativa. 

 

De acordo com o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte, Fabiano Pessatti, os produtores rurais com MB positiva obtiveram melhores índices zootécnicos, com destaque para o ganho médio diário, que superou em 64% as propriedades com MB negativa. 

 

“Outro indicador de grande impacto nessa avaliação é o desembolso por cabeça/mês, no qual pode-se observar que os produtores com MB positiva gastaram 20% a menos”, explicou Fabiano. 

 

Também mostra o levantamento que os produtores de MB negativa venderam mais arrobas do que produziram, ou seja, houve uma redução do estoque de arrobas em relação aos produtores rurais de MB positiva.

 

O pagamento de empréstimos representou 4,8% do custo de manutenção de cabeça/mês, para os produtores com MB positiva. Entretanto, para o outro grupo, chega a 26% dos gastos de cabeça por mês.

 

“Ao avaliarmos os investimentos das propriedades é possível observar que embora os produtores com MB positiva tenham investido menos por hectare, os investimentos resultaram em melhores indicadores zootécnicos e econômicos”, finaliza.

 

Para conferir o relatório completo do levantamento realizado com os produtores rurais da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, basta acessar o link

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS