Domingo, 19 de Maio de 2024


Ponta Porã Segunda-feira, 09 de Março de 2015, 17:51 - A | A

Segunda-feira, 09 de Março de 2015, 17h:51 - A | A

Saúde faz campanha de vacinação contra HPV

Rogério Vidmantas - De Dourados para o Capital News

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última sexta-feira (6), a campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), que é um tipo de câncer, que representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. A vacina é gratuita na rede básica de saúde, tendo como público alvo as meninas com idade entre 9 e 13 anos.

De acordo com a gerente do setor de Vigilância em Saúde, Marina Derzi, e a enfermeira Patrícia Vieira, coordenadora do programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã, informaram que a vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV quadrivalente foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014.

Neste ano de 2015, a oferta da vacina foi ampliada para as meninas, passando a ter como foco as que estão com idade de 9 a 13 anos. Segundo elas, a vacina HPV quadrivalente é segura e os eventos adversos pós-vacinação quando presentes são leves e autolimitados. Eventos adversos graves são muito raros. Marina e Patrícia explicam que o câncer do colo do útero é uma doença grave que pode levar ao óbito. Os tipos virais oncogênicos mais comuns são HPV 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das verrugas anogenitais.

A campanha é desenvolvida através de parceria com o Sistema Único de Saúde, obedecendo as determinações do Ministério da Saúde. Contudo, estudos mostram que a melhor ocasião para vacinação contra o HPV é efetivamente na faixa etária de 9 a 13 anos, antes do início da atividade sexual e enquanto os pais ainda mantêm o hábito de levar os filhos para tomar outras vacinas administradas nessa faixa etária. Além disso, é nessa época da vida, que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV. A vacinação é muito importante e, segundo Marina Derzi e Patrícia Vieira, os pais devem ajudar na conscientização, pois o HPV é o 3º câncer que mais mata no Brasil, a campanha não tem data para acabar, o objetivo é atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

 

Comente esta notícia