Sábado, 04 de Maio de 2024


Ponta Porã Sábado, 19 de Julho de 2014, 12:04 - A | A

Sábado, 19 de Julho de 2014, 12h:04 - A | A

Ponta Porã completou 102 anos nessa sexta-feira

Alessandra Marimon (Especial para o Capital News - www.capitalnews.com.br)

Ponta Porã completou na última sexta-feira (18), 102 anos de emancipação. Com a quinta economia do estado, o município é parte da construção histórica e cultural de Mato Grosso do Sul. As informações são do portal da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

Ao longo dos anos, a economia foi marcada pela expansão comercial dos ciclos da erva mate, café e madeira, responsável pela imigração de diversos povos oriundos do sul e norte do país, bem como de países estrangeiros como: Argentina, Paraguai e Japão.

A mudança de perfil econômico estabeleceu um novo rumo, impulsionado principalmente pelo setor agropecuário, que tiveram nos habitantes do sul do país, sua principal expansão nas décadas de 70 e 80, assim como a produção de agricultura familiar produzida pelos orientais.

A fronteira seca com o Paraguai possibilitou a consolidação do chamado Turismo de Compras, fortalecendo o comércio, atualmente o segundo maior gerador de empregado de Ponta Porã.

Ponta Porã cresceu nos últimos anos associado à integração sócio-cultural com Pedro Juan Caballero. O município de fronteira possui fatos e momentos marcantes em sua trajetória, com praças, instituições de ensino, clubes de serviços e prédios públicos que ajudam a traduzir cada instante.

Ponta Porã completa 102 anos, impulsionada por uma história que ajuda a formar a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

A Ferrovia também foi importante para o desenvolvimento social, econômico e cultural de Ponta Porã. A estação ferroviária de Ponta Porã foi inaugurada em 19 de abril de 1953, iniciando um período fundamental para o crescimento e desenvolvimento de Ponta Porã e a cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai.

Por meio do ramal Corumbá, Campo Grande, Maracaju e Ponta Porã, chegavam imigrantes, trabalhadores de diversos lugares do país e do mundo, atraídos pelo ciclo da madeira e café.

Atualmente por meio de uma parceria, o prédio da estação ferroviária de Ponta Porã abriga projetos esportivos e culturais desenvolvidos pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer e a FUNDAC (Fundação da Cultura) de Ponta Porã que atende milhares de crianças de segunda a sexta-feira.

Comente esta notícia