Sábado, 18 de Maio de 2024


Ponta Porã Sexta-feira, 25 de Abril de 2014, 18:52 - A | A

Sexta-feira, 25 de Abril de 2014, 18h:52 - A | A

Ação Global terá prevenção ao câncer em Ponta Porã

Da Redação

Ação é coordenada pela Rede Globo em parceria com o Governo Municipal e Hospital de Câncer Alfredo Abrão A Ação Global, evento realizado pela Rede Globo em parceria com a TV Morena, com apoio do Governo do Prefeito Ludimar Novais, que acontecerá neste sábado (26) no Parque dos Ervais em Ponta Porã, contará com um importante serviço de atendimento médico gratuito para população do município que faz fronteira com o Paraguai.Trata-se do ônibus de prevenção ao câncer do Hospital Alfredo Abrão que atua em parceria com a CASSEMS/FIEMS e FAMASUL.

A equipe médica e de assistentes estará atendendo das 8 às 13 horas, oferecendo atendimento para 200 pessoas, iniciando com palestras, em seguida formação de três grupos para atendimento – mama, colo de útero e pele. Conforme coordenação do Projeto de Prevenção ao Câncer, após preenchimento das fichas de atendimento, os encaminhamentos dos pacientes serão bem definidos sendo: Mama/ mamografia, colo de útero/enfermeira e pele/médico especialista. A equipe do ônibus de prevenção ao câncer lembra ainda que serão 200 exames, vagas limitadas com os seguintes atendimentos: 100colo de útero, 50 mama e 50 pele.O cidadão que deseja realizar os exames oferecidos, poderão antecipar a reserva de vagas pelo telefones: (67) 3222-2014 e (67) 3222-2015 em horário comercial até sexta-feira, dia 25.

Os pacientes cadastrados deverão seguir alguns procedimentos, para realização do exame de Papanicolau: Dieta Nornal; Abstinência sexual por três dias; não usar creme vaginal durante os setes dias que antecedem o exame; não estar menstruada; não utilizar tampões ou espermicidas por, no mínimo, três dias que antecedem o exame; não utilizar duchas vaginais, mesmo que somente de água, por, no mínimo, três dias que antecedem o exame; não utilizar talcos em região externa (virilha) no dia do exame. Ônibus da Saúde Criado em outubro de 2011 pelo médico oncologista Fabrício Colacino, o Projeto "Ônibus da Saúde, realizou até o momento 72 viagens, percorrendo 46 municípios, com um total de 14.400 pacientes atendidos, onde 1022 foram diagnosticados precocemente e estão em tratamento no Hospital de Câncer Alfredo Abrão.

O projeto tem como proposta para 2014, visitar quarenta cidades, com atendimento estimado a oito mil pacientes (levando em conta uma unidade operacional, ou seja um ônibus). O "Ônibus da Saúde" é adaptado e equipado com quatro módulos de atendimento (Sala Ginecológica, Mamógrafo Digitalizado, Centro Cirúrgico e Consultório), com capacidade de atendimento para 50 consultas, exames de mamografia (50 exames por dia) e preventivos (100 exames por dia), também com capacidade para realização de até dez cirurgias de pequeno porte por dia de atendimento, totalizando 200 atendimentos/dia.

A equipe de atendimento do Projeto de Prevenção Itinerante de Combate ao Câncer conta com dois médicos (Radiologista e Oncologista), três enfermeiras, quatro técnicos de enfermagem, dois técnicos em radiologia e motorista. Entre o público alvo deste Projeto estão os homens (prevenção do câncer de pele) e mulheres (prevenção do câncer de pele, colo do útero e mama – este último com idade a partir de 40 anos).

O intuito principal do "Ônibus da Saúde" é alcançar em parceria com os municípios do interior, efetividade às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, solicitar exames complementares, realizar encaminhamentos e/ou realizar os procedimentos nos casos de câncer suspeito e/ou diagnosticado e elaborar indicadores de atendimento e epidemiológicos de interesse do Projeto. Este ano o atendimento teve início no dia primeiro de fevereiro no município de Bela Vista, Nova Alvorada (08/2), Vicentina (15/2), Ladário (22/2), Antônio João (08/3), em Maracaju no dia 15 de março e no dia 22 em Rochedo.

(Da assessoria da Prefeitura Municipal de Ponta Porã)

Comente esta notícia