Sábado, 20 de Abril de 2024


Polícia Sábado, 25 de Junho de 2022, 10:12 - A | A

Sábado, 25 de Junho de 2022, 10h:12 - A | A

Confronto

Confronto da PM e indígenas deixa vários feridos em fazenda de Amambai

Confrontos começaram após os indígenas retomaram parte do território Guapoy

Iury de Oliveira
Capital News

Divulgação/Povos Guarani Kaiowá

Confronto da PM e indígenas deixa vários feridos em fazenda de Amambai

Homem feridos

Após indígenas dos povos Guarani Kaiowá retomarem, novamente, parte do território de Guapoy, no município de Amambai (MS), policiais militares e fazendeiros invadiram a área, na manhã desta sexta-feira (24), no intuito de expulsar os indígenas. Os policiais não tinham ordem judicial.

 

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário, até o momento, há relatos de que os policiais dispararam tiros de bala de borracha contra os indígenas, deixando ao menos seis feridos, dois deles foram deslocados para a capital do estado, Campo Grande (MS). Também há informações de que haveria policiais feridos.

 

Apesar de estar circulando relatos de que há dois indígenas mortos, ainda não há uma confirmação.

 

Na noite da última quinta-feira (23), o clima já era de tensão e a ação da polícia e dos fazendeiros era esperada pelos indígenas. Diante das informações dos feridos, do contingente populacional local e do histórico de violência na região, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) teme que a situação evolua rapidamente para um novo episódio de massacre contra os Guarani Kaiowá, como o ocorrido em 2016, em Caarapó (MS).

 

A reserva de Amambai é a segunda maior do estado de Mato Grosso do Sul em termos populacionais, com quase 10 mil indígenas.

 

Para os Guarani Kaiowá, Guapoy é parte de um território tradicional que lhes foi roubado – quando houve a subtração de parte da reserva de Amambai. Os indígenas clamam atenção, exigem proteção às suas vidas e seus direitos.

 

O Ministério Público Federal confirmou, na tarde desta sexta-feira (24/6), que a Polícia Federal irá se deslocar até Guapoy.

Comente esta notícia