Notícias de Ponta Porã - MS | Capital News

Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019, 08h:45

Campanha Permanente de Prevenção e Combate à Depressão

Executivo tem 12 dias para regulamentar a lei

Laryssa Maier
Capital News

Luciana Nassar

Campanha Permanente de Prevenção e Combate à Depressão

O deputado estadual Marçal Filho é autor da nova lei

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a depressão, sobre as principais causas, sintomas e meios de prevenção, incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes e combater o preconceito que cerca a doença. 

 

Pensando nesta situação foi criada a Lei 5.395, de autoria do deputado estadual Marçal Filho (PSDB), a qual institui em Mato Grosso do Sul a Campanha Permanente de Informação, Prevenção e Combate à Depressão. Segundo assessoria, a nova norma foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (18).

 

Com o intuito de ampliar outras patologias também deverão ser abordadas durante a Campanha Permanente, como o Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico. O Poder Executivo terá o prazo de 12 dias para regulamentar a lei.

 

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo, pessimismo e baixa autoestima. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 300 milhões de indivíduos sofrem com este problema.