Notícias de Ponta Porã - MS | Capital News

Segunda-feira, 22 de Julho de 2019, 18h:10

Regional de Ponta Porã triplica número de cirurgias eletivas

Neste ano foram 260 cirurgia, entre abril e junho

Elaine Silva
Capital News

Enquanto em 2018 a unidade realizou 87 procedimentos eletivos, neste ano foram 260 cirurgias, aumento de 198% no número de intervenções cirúrgicas. Já os atendimentos ambulatoriais mais que dobraram e totalizaram 60 mil. Esses números são referentes aos meses de e abril e junho deste ano, sob a gestão do Instituto Acqua, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, triplicou o número de cirurgias eletivas em relação ao mesmo período do ano passado. 


A unidade também obteve  destaque ao registrar 2.145 internações nas Clínicas Médica, Ortopédica, Cirúrgica, Obstétrica, Pediátrica e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto. Em um comparativo realizado com o mesmo período de 2018 houve aumento de aproximadamente 50%. 

 

Além das cirurgias eletivas, conforme a assessoria, o Hospital Regional registrou 253 cirurgias de médio e pequeno porte de urgência e emergência. Já as eletivas foram das especialidades ginecológicas, urológicas, hérnia e vesícula. A unidade é gerenciada desde 29 de março pelo Instituto Acqua, junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com mudanças na administração do hospital foi possível obter ampliação dos atendimentos e oferta de exames.

 

O hospital atende mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do Estado. A unidade conta com 10 leitos de UTI e 107 leitos de internação: 29 destinados a Clínica Cirúrgica e Ortopédica, 20 para a maternidade, 16 leitos na Clínica Pediátrica e 32 na Clínica Médica. Em média, 130 pacientes passam diariamente pelo Pronto Socorro, que oferece atendimento de baixa e média complexidade em regime de livre demanda ou referenciada.