Notícias de Ponta Porã - MS | Capital News

Quarta-feira, 19 de Junho de 2019, 08h:36

Tosta provoca e traz pontos de possível irregularidade no contrato da Groen Engenharia

O vereador faz parte da comissão que investiga o caso e relatou que por oito meses acompanhou as obras

Juliana Brum
De Três Lagoas para Capital News

Juliana Brum/ Capital News

Tosta provoca e traz pontos de possível irregularidade no contrato da Groen Engenharia

Vereadores debatem o tema e o clima esquenta durante a sessão

No grande expediente da sessão da Casa de Leis desta terça (18),em Três Lagoas  o vereador Gilmar Garcia Tosta trouxe um debate sobre possíveis irregularidades no contrato de quase 20 milhões com a empresa Groen Engenharia, responsável pela manutenção predial de escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs).  A discussão esquentou e alguns vereadores da base do prefeito sustentaram que não há irregularidades.

 

Tosta trouxe a discussão a tona e finalizou afirmando  que as investigações ainda estão em curso e que ele gostaria de acreditar que não haja erros. “O contrato prevê a ‘manutenção’ apenas, que é fazer troca de lâmpadas, pintura e outros pequenos reparos”, explicou Gilmar, que concluiu: “ou seja, pelo contrato não pode ampliar, nem fazer reformas”.

 

O vereador faz parte da comissão que investiga o caso e relatou que por oito meses acompanhou as obras, pediu documentação para a administração municipal, coletou matérias na imprensa, divulgações da prefeitura e notou que a empresa Groen realizou mais do que apenas a manutenção. “Algumas matérias na mídia, inclusive com vereadores, dizem claramente que é a ‘inauguração da reforma e ampliação’ da escola”, ressaltou.

 

“Houve uma irregularidade forte, que eu adverti inúmeras vezes, inclusive aqui na tribuna. Além disso, houve um reajuste feito sobre o valor total do contrato, o que não é permitido. O correto é reajustar de acordo com o valor remanescente”, apresentou Gilmar.

 

Após analisar todas as notas e planilhas apresentadas, Tosta notou que, como não poderia ter nenhum item de fora da ata de preços usada como base, na prestação de contas não estava descrito materiais como laje e ferro, os quais “notoriamente” foram utilizados pela empresa contratada. “Ela omitiu esses produtos nas notas ou deu para o município? Acho não iam dar esse material”, questionou.

 

Finalizando, Gilmar disse acreditar que aconteceu um “jogo de planilhas”, superfaturando alguns produtos permitidos na ata para pagar itens que estavam fora da ata. “Na prestação de contas não colocaram ferro e laje, por quê? Porque não podia, simples assim”. Para encerrar, afirmou: “ficarei muito feliz se no final da investigação for concluído que não existia erro”.

 

Alguns vereadores utilizaram a tribuna após a fala do vereador para parabenizar pela forma respeitável que Gilmar apresentou as denúncias. Realino, Jorginho do Gás, Sargento Rodrigues e Tonhão, de modo geral, defenderam a legalidade das obras, que foram muito elogiadas pela qualidade, e disseram que a denúncia deve sim ser averiguada. Realino, inclusive, disse que essa é uma questão que já está sendo averiguada pelo Ministério Público.