Notícias de Ponta Porã - MS | Capital News

Sexta-feira, 12 de Abril de 2019, 08h:56

Ponta porã tem mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Regional

Cerca de 70 pacientes que estavam na fila de espera serão atendidos no hospital após reativação de duas salas cirúrgicas e dois leitos de UTI.

Flavia Andrade
Capital News

Camila Kaveski/SES

Ponta porã tem mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Regional

Cerca de 70 pacientes que estavam na fila de espera serão atendidos no hospital após reativação de duas salas cirúrgicas e dois leitos de UTI.

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã, reativou duas salas cirúrgicas e a reabilitação de dois leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com o retorno do funcionamento dessas unidades, se inicia nesta semana, um mutirão de cirurgias eletivas para atender 76 pacientes que aguardavam na fila de espera. Os procedimentos serão concluídos até o fim do mês.

 

Através do mutirão, espera-se que seja colocado em dia os procedimentos cirúrgicos de vesícula, hérnia, laqueadura e cirurgias ginecológicas, ainda há previsão de que neste mês também tenham início as cirurgias vasculares. O Hospital incorporou ao quadro de médicos um cirurgião vascular que realizará procedimentos gerais e da especialidade. Além desta, outra inovação é que em breve a unidade passará a conta com exames de endoscopia e colonoscopia.

 

A solicitação deu-se pelo governo do Estado ao Instituto Acqua, novo gestor do Hospital, que assumiu o compromisso de melhorar o atendimento a todos os usuários do SUS em Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru. As mudanças seguem a determinação do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, dentro do processo de regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul.

 

O Instituto Acqua reativou serviços e liberou a folha de pagamento dos funcionários referente aos dias trabalhados, com uma semana após assumir a gestão do Hospital no último dia 29 de março. 

 

O novo diretor geral do hospital, Demetrius Pareja, destaca que, “Chegamos com uma filosofia de transparência e efetividade. Nossa prioridade é executar o trabalho com qualidade e nesta semana já conseguimos colocar em funcionamento mais duas salas cirúrgicas que estavam inativas; realizamos manutenção e também reativamos dois leitos da UTI, além de contratar um cirurgião vascular. Uma equipe está organizando o fluxo das cirurgias e entrando em contato com os pacientes que estavam na fila de espera para darmos andamento ao mutirão de eletivas”, afirma.

 

O Hospital Regional José Simone Netto conta com 107 leitos e oferece atendimento de urgência e emergência, ambulatorial, internação nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, gineco-obstétrica, pediátrica, ortopédica e UTI adulto. Possui, ainda, ampla estrutura de apoio diagnóstico e terapêutico. A atenção à saúde oferecida envolve assistência humanizada, integral e contínua, bem como acolhimento dos pacientes com uso de protocolo de classificação de risco além de equipe multiprofissional.