Sábado, 18 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 17 de Julho de 2015, 12:46 - A | A

Sexta-feira, 17 de Julho de 2015, 12h:46 - A | A

aniversário de ponta porã

Ponta Porã comemora 103 anos com obras e show regional

Melissa Schmidt
Capital News

A. Ramos/Capital News

Foto ilustrativa de Ponta Porã, bem vindo a Ponta Porã

Ponta Porã -Princesinha dos Ervais

Neste sábado (18), o município de Ponta Porã completa 103 anos de emancipação. O símbolo da cidade é uma cuia de chimarrão e outra de tereré, que representa duas culturas fortes, e deram origem ao apelido da cidade de Princesinha dos Ervais. Os moradores, aproximadamente 80 mil habitantes, vão poder comemorar a data com show dos artistas regionais Marcelo Loureira e Geraldo Espíndola e acompanhar a entrega de obras pela Prefeitura.  

Bem cedo, às 8h30, o Prefeito Ludimar Novais fará um balanço das obras em execução e lançará novos projetos. Logo depois, às 10h30 ele inaugura o quartel da Guarda Civil Municipal. Já as 11h30 será a entrega do Centro de Educação Infantil Ancelmo Soares, no Bairro da Granja.


A partir das 20h, no Centro de Convenções, haverá o show “Saudações Pantaneiras”, um raro encontro musical que vai unir os sul-mato-grossenses Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro.

O município de Ponta Porã, que fica no Sudoeste do Estado, faz fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e está localizada sobre a Serra de Maracaju.


A cidade possui uma boa rede hoteleira, tanto do lado brasileiro como do paraguaio, e a economia é forte na área da agricultura e pecuária, com lavouras produzindo, principalmente, soja, trigo e milho.

 

História
A origem de Ponta Porã começa com a formação de um povoado denominado inicialmente Punta Porá, que surgiu dentre os campos de Erva-mate. Antes da Guerra do Paraguai, Ponta Porá era apenas uma região deserta no interior do Paraguai habitada somente por algumas tribos de índios.
A região era também local de parada de carreteiros que faziam o transporte de erva-mate. Em 1872, após o fim da Guerra do Paraguai, houve a fixação da região fronteiriça do Brasil com o Paraguai, no qual também constavam os respectivos limites com o Brasil.
Em 1900 Ponta Porã torna-se Distrito de Bela Vista. Em 18 de julho de 1912 foi criado o Município de Ponta Porã, deixando de ser distrito de Bela Vista.

Comente esta notícia