Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 28 de Março de 2020, 07:51 - A | A

Sábado, 28 de Março de 2020, 07h:51 - A | A

Cuidados

Pacientes com dengue serão atendidos em tendas na Fronteira

Medida foi tomada para diminuir o tempo de espera durante a pandemia de Covid-19

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

Hospital Regional Ponta Porã

Hospital também tem duas carretas para atender casos de covid-19

Em Ponta Porã, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, instalou tenda para auxiliar no atendimento a pacientes com dengue. “A tenda tem 30 metros quadrados e está equipada com poltronas, ar condicionado e TV para os pacientes receberem a soroterapia. Também contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde que nos auxiliou com médicos e enfermeiros”, explicou o médico e diretor-técnico do hospital, Antonio Martinussi.

 

Medida foi implantada com objetivo de otimizar o fluxo de atendimento e diminuir o tempo de espera durante o período de pandemia do Covid-19. Os paciente com sintomas de dengue serão triados na carreta da saúde, instalada em área próxima, e encaminhados para a tenda. 

 

Já para combate ao Covid-19  a unidade, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), também conta com duas carretas da saúde para auxiliar nos casos suspeitos de coronavírus. As unidades móveis foram disponibilizadas pela Prefeitura de Ponta Porã e Secretaria Municipal de Saúde e vão dar suporte ao novo fluxo de atendimentos aos pacientes. 

 

Uma carreta será destinada para triar pacientes com sintomas de Covid-19, tais como: tosse, febre, dor de garganta, espirro, coriza e falta de ar. A outra carreta será para triar pacientes com outras urgências e emergências, incluindo outras síndromes respiratórias.

 

Após a triagem, o paciente com sintomas de coronavírus seguirá por uma área específica de isolamento, paramentado com máscara e devidas precauções. Conforme a assessoria dentro dessa área, há uma equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores, respiradores e uma Unidade de Terapia Intensiva com capacidade para 10 leitos.

 

Comente esta notícia