Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021, 19h:15 - A | A

Denúncia

Índios do Limão Verde denunciam líder da aldeia no MPF

Atos de agressão deram-se me disputa pela liderança da aldeia

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Pontaporãinforma

Índios do Limão Verde denunciam líder da aldeia no MPF

Atos de agressão deram-se me disputa pela liderança da aldeia

Esta semana um grupo de indígenas denunciaram na Polícia Federal de Ponta Porã, atos de agressão cometidos pelo líder da aldeia Limão Verde em disputa pela liderança. 

 

De acordo com informações do Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul (MPF-MS), foi instaurado um inquérito para mapear os conflitos internos existentes na terra indígena, com o fim de administrar a ausência de forças policiais na área.

 

Confira a nota do Ministério Público na íntegra:

 

Tramita no MPF um inquérito civil (nº 1.21.005.000050/2018-07), instaurado para mapear os conflitos internos existentes na terra indígena Limão Verde e as formas organizadas pelos indígenas com o fim de administrar a ausência de forças policiais na área.

 

Desde a instauração do referido inquérito, em 2018, o MPF atua como mediador e titular da ação penal, oficiando e promovendo reuniões com forças policiais, com a comunidade e com as lideranças indígenas; fazendo diligências; solicitando providências às autoridades competentes.

 

Recentemente, houve um novo agravamento dos conflitos motivado pela escolha do capitão na referida aldeia, razão pela qual o MPF realizou, em 25/01/21, por videoconferência, reunião com ambos os grupos envolvidos na disputa. Reunião esta que resultou em consenso no agendamento da eleição para a liderança da comunidade para o dia 31/01. Informações dão conta de que os ânimos continuaram exaltados na comunidade e houve proposta de alteração da eleição para o dia 07/02, data que já foi aceita hoje pelos candidatos.

 

Cumpre ressaltar que, considerando a possibilidade de potencialização e multiplicação de atos violentos na comunidade, o MPF solicitou apoio presencial da Polícia Militar, da Polícia Federal e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) para a realização da eleição.

 

Informamos, ainda, que tramita na Polícia Federal de Ponta Porã o inquérito policial nº 5001346-05.2020.4.03.6005, instaurado por determinação do MPF de Ponta Porã, com o objetivo de investigar os vários atos de agressão cometidos na referida aldeia em decorrência da mencionada disputa pela liderança.

 

Comente esta notícia