Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Marco Eusébio Sábado, 08 de Agosto de 2020, 11:58 - A | A

Sábado, 08 de Agosto de 2020, 11h:58 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

USP revela caso de jovem reinfectada pela covid depois de curada da doença

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

ilustração Reprodução

ColunaMarcoEusébio

Além da jovem de Ribeirão Preto, outros dois casos estão sendo analisados pela USP

Embora seja rara, a possibilidade de reinfecção pela covid-19 é possível, conforme estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto divulgado na quinta que apontou a recorrência da doença em uma técnica de enfermagem, de 24 anos. Em maio, ela testou positivo, após contato com um colega infectado. Sentiu febre, congestão nasal e leve dor de garganta. Considerada curada, voltou a trabalhar normalmente. Depois de 38 dias sem sintomas, ela se sentiu mal, fez novo teste que deu positivo, teve novos sintomas, mas não chegou a ser internada. "Ao que tudo indica, inclusive o exame sorológico, é que a paciente não desenvolveu anticorpos suficientes quando testou positivo em maio", avalia o professor Fernando Belissimo Rodrigues, que alerta tratar-se de um caso muito raro.

Indagado sobre a possibilidade de resquícios do vírus terem permanecido no organismo da paciente, o professor lembra que, nesses casos, os pacientes não apresentaram sintomas novos, o que não é o caso da jovem de Ribeirão Preto. "Nesse caso, se fosse resquício do vírus, pelo que vem sendo relatado de outros casos no mundo, ela não teria novos sintomas, como a anosmia [olfato prejudicado], por exemplo, muito específico dessa doença e que ela não teve no primeiro teste", diz. O professor lembra que estamos no meio de uma pandemia e ela teve novo contato com indivíduo positivo e, ainda, desenvolveu novos sintomas da doença, portanto, tudo leva a crer se tratar de uma reinfecção. Outros dois casos estão sendo estudados no Hospital das Clínicas de São Paulo. Leia mais aqui no Jornal da USP.

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 



 


 

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS