Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Marco Eusébio Sábado, 19 de Outubro de 2019, 12:13 - A | A

Sábado, 19 de Outubro de 2019, 12h:13 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Uso de milhas aéreas para transporte de doentes é aprovado pela Assembleia

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Ilustração/Reprodução

ColunaMarcoEusébio

Projeto transfere milhas de passagens pagas pelo poder público para transporte de quem está em tratamento

Projeto que cria o programa "Milhas da Saúde" que visa bancar viagens de pessoas carentes em tratamento de saúde por meio de milhas áereas geradas a servidores públicos em viagens pagas pelo Estado foi aprovado por unanimidade em segunda votação, na quinta (17), pela Assembleia, e segue à sanção do governador Reinaldo Azambuja para ser regulamentado e entrar em vigor. Autor da proposta, o deputado Márcio Fernandes (MDB) justifica que a área da saúde é a que mais necessita desse apoio: "Vi muitas vezes pessoas carentes precisando fazer rifas, vaquinhas ou até depender de doações para poder realizar alguma cirurgia fora do estado".

 

• • • • •

 

Congresso aprova prazo máximo de 30 dias para diagnóstico de câncer pelo SUS

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

ColunaMarcoEusébio

Projeto garante a pacientes do SUS com suspeita de câncer o direito a biópsia no prazo máximo de 30 dias

Projeto que fixa prazo máximo de 30 dias, a partir do pedido do médico, para a realização de exames de diagnóstico de câncer pelo SUS, foi aprovado pelo Senado ontem. Já aprovado na Câmara, o projeto da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) segue à sanção do presidente Jair Bolsonaro para entregar em vigor. O texto altera a Lei 12.732/12, que prevê o início do tratamento pelo SUS em até 60 dias a partir do diagnóstico do câncer. Relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) disse que o tempo de identificação da doença impacta no tratamento e na sobrevida do paciente. "Casos mais avançados, mesmo que submetidos ao melhor e mais caro tratamento disponível, têm chance muito menor de cura ou de longa sobrevida, quando comparados aos casos detectados e tratados ainda no início. Em resumo, o momento da detecção do câncer impacta decisivamente a sua letalidade, ou seja, o percentual de pessoas acometidas que vêm a falecer por causa da doença", afirmou Trad.

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS