Ponta Porã/MS, Domingo, 22 de Setembro de 2019 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Sábado, 24 de Agosto de 2019, 10h:15
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Bolsonaro recebe apoio de Trump e faz pronunciamento na TV sobre a Amazônia

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Reprodução de vídeo

ColunaMarcoEusébio

Bolsonaro em rede nacional de rádio e TV nesta noite: 'A proteção da floresta é o nosso dever'

Donald Trump disse hoje no Twitter que conversou com Jair Bolsonaro, afirmou que a relação comercial com o Brasil está "mais forte do que nunca" e afirmou: "Eu disse a ele que, se os EUA puderem auxiliar no combate aos incêndios na floresta amazônica, estamos prontos para ajudar!" Bolsonaro retuitou o comentário de Trump e afirmou em rede nacional de rádio e TV nesta noite que decretou autorização para que as Forças Armadas atuem no combate às queimadas na Amazônia legal, “uma verdadeira GLO ambiental", frisou que a "proteção da floresta é nosso dever" e disse que seu governo tem "tolerância zero com a criminalidade, e na área ambiental não será diferente". Declarou ainda que o Brasil dá "exemplo de sustentabilidade" e que "espalhar dados e mensagens infundadas não contribui para resolver o problema". Veja o vídeo e as mensagens no Twitter.

 

 

 

 

• • • • •

 

Paraguai e Bolívia também se mobilizam contra queimadas mais intensas neste ano

Fotos Carlos Almirón/ABC Color Reprodução e Divulgação

ColunaMarcoEusébio

Queimadas já devastaram 350 mil hectares no Paraguai e mais de 500 mil na Bolívia onde Evo contratou avião SuperTanker

Embora o Brasil tenha virado foco da imprensa internacional, as queimadas mais intensas no atual período de seca também devastam vegetações no Paraguai e a Bolívia e mobilizam os governos dos países vizinhos. O presidente Marito Abdo disse hoje no Twitter que está monitorando os focos de incêndio no Chaco Paraguaio, onde os incêndios já devoraram 350 mil hectares de vegetação conforme o jornal paraguaio ABC Color. Na Bolívia, onde foram queimados mais de 500 mil hectares, o presidente Evo Morales reclamou da "exploração midiática" do assunto e divulgou hoje no Twitter a chegada de um 757-400 da empresa norte-americana SuperTanker, o maior avião cisterna do mundo com capacidade para transportar 150 mil litros de água, contratado por seu governo para combater as queimadas.

 

 

 

• • • • •

 

Queimadas se espalham no Pantanal e na Serra da Bodoquena em MS

Fotos Edemir Rodrigues/Governo MS

ColunaMarcoEusébio

Queimas na Serra da Bodoquena, em Murtinho, e no Pantanal entre a BR-262 e a Estrada-Parque, em Corumbá

O aumento de focos de queimadas em várias regiões de grandes extensões e de difícil acesso em Mato Grosso do Sul, como o Pantanal e a Serra da Bodoquena, onde se localiza a reserva indígena da tribo Kadiwéu, em Porto Murtinho, levou o governador Reinaldo Azambuja a determinar estado de atenção do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estadual. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou mais de quatro mil focos de calor no Estado até ontem no estado. A área de maior intensidade, conforme o governo, é na confluência da Estrada-Parque (MS-228), em Corumbá, onde o Ibama e a Defesa Civil estimam que mais de dois mil hectares foram queimados nos últimos dias. No município que concentra a maior parte do Pantanal não chove desde 26 de junho e a seca agrava os riscos de incêndios.

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix