Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Saúde Segunda-feira, 18 de Maio de 2015, 07:45 - A | A

Segunda-feira, 18 de Maio de 2015, 07h:45 - A | A

Saúde

Ponta Porã recebe mais de 48 mil atendimentos com a Caravana da Saúde

Procedimentos aconteceram desde 29 de abril e foram mais de 2,5 mil cirurgias realizadas e perto de 9 mil consultas

Alberto Gonçalves
Capital News

Secom/MS

Carvana da Saúde, Azambuja

Governador Reinaldo Azambuja durante encerramento da Caravana da Saúde, em Ponta Porã

A Caravana da Saúde encerrou nesse domingo (17) os atendimentos em Ponta Porã com mais de 48 mil procedimentos desde  29 de abril. Ao todo foram mais de 2,5 mil cirurgias realizadas com especialidades em oftalmologia e cirurgia geral e, cerca de 9 mil consultas efetuadas.


Moradores dos oito municípios da microrregião de Ponta Porã compareceram na Caravana onde passaram por consultas e exames com especialidades em ortopedia, cardiologia, neurologia, psiquiatria, reumatologia, ultrassonografia, além dos atendimentos em oftalmologia e cirurgias.


O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), segundo divulgado pelo site do governo do Estado, durante o encerramento do evento, visitou o complexo de atendimentos da Caravana da Saúde instalado no pátio do Centro de Convenções de Ponta Porã e também o Hospital Regional de Ponta Porã, onde foram realizadas mais de 130 cirurgias com especialidades em Ginecologia, Ortopedia e Cirurgia Geral.

“Estamos fazendo a nossa parte para a saúde de Mato Grosso do Sul. Precisamos fazer um governo de responsabilidade que atenda as necessidades da população. A Caravana da Saúde vem para levar os atendimentos à população que até então eram de difícil acesso”, disse o governador.

Para a moradora de Aral Moreira, Elenice Rodrigues, 57 anos, após ser diagnosticada com catarata há mais de 5 anos, o tratamento para a doença foi ficando cada vez mais distante após vários exames realizados em outras cidades. “Eu percebi que não enxergava direito à noite, piorando cada vez mais. O meu primeiro exame foi em Dourados e chegaram a me dizer que a solução seria um transplante. Depois em Cuiabá, o diagnostico foi de catarata, mas o custo do tratamento seria alto. Quando me informei sobre a Caravana, resolvi fazer a consulta e em seguida fiz a primeira cirurgia. Foi muito rápido e já estou com a cirurgia do segundo olho agendada.”, comemorou Elenice.


A Caravana da Saúde mantém os atendimentos no município de Ponta Porã até esta terça-feira (19), quando serão finalizadas as cirurgias oftalmológicas. A próxima parada da Caravana será no município de Três Lagoas, prevista para a primeira quinzena de junho.

 

Mais parceiros
O governador Reinaldo Azambuja assinou termos de cooperação com a Defensoria Pública, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Fundação de Desporte e Lazer do Estado (Fundesporte) para aumentar a oferta dos direitos civis, a cidadania.


Estão entre os parceiros da Caravana da Saúde o Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), Exército Brasileiro, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Assistência Social (Sedhast), Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria Estadual de Educação (SED), Fecomércio, Fiems, Senac, Senar, Sesc, Sesi, UFMS, Datasus, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Funtrab, Procon, Hemosul, Apae/CER, Cassems e Hospital do Câncer Alfredo Abraão.


Com os novos reforços, 26 entidades compõem a lista de parceiros da Caravana da Saúde de Mato Grosso do Sul.  (matéria editada às 08h33 para acréscimo de informações)

Divulgação / Chico Ribeiro / Gov MS

Ponta Porã recebe mais de 48 mil atendimentos com a Caravana da Saúde

Defensor público geral do Estado, Paulo Defante, durante assinatura do termo de cooperação com o Governo do Estado

Comente esta notícia