Sábado, 20 de Abril de 2024


Saúde Terça-feira, 12 de Maio de 2015, 11:01 - A | A

Terça-feira, 12 de Maio de 2015, 11h:01 - A | A

Caravana da Saúde

Hospital de Ponta Porã deve fazer 130 cirurgias, além de outros procedimentos na Caravana da Saúde

Pacientes estão otimistas quanto à intervenção cirurgica, previsão é de que 130 cirurgias, além de outros procedimentos, sejam realizadas durante o período na cidade de fronteira

Rogério Vidmantas
De Ponta Porã para o Capital News

Divulgação

Caravana

Caravana da Saúde fica até domingo em Ponta Porã

A Caravana da Saúde, do Governo Estadual, está em Ponta Porã desde o fim de abril, onde ficará até domingo (17) no Hospital Regional de Ponta Porã. Estão sendo realizados diversos procedimentos com especialidades em cirurgia geral, ginecologia e ortopedia e cerca de 130 cirurgias eletivas foram agendadas, a maior parte nos três centros cirúrgicos do HR.

Para diretora do Hospital Regional, a enfermeira Paula Cristina Correia de Barros, a participação do hospital na Caravana da saúde traz uma nova perspectiva para a população na referência de atendimentos e diminui consideravelmente a fila de espera pelos atendimentos. “A rotina do hospital é outra desde a chegada dos novos equipamentos e do início das cirurgias. Os pacientes que vêm passando pelas cirurgias já percebem a diferença e aqueles com procedimentos de maior complexidade agora podem contar com a estrutura do Hospital Regional, não sendo mais necessário transferi-lo para outro município”, destacou.

No dia 30 de abril, mais de R$ 3,7 milhões em equipamentos foram entregues ao hospital, entre eles um tomógrafo, um aparelho de raios-X digital, mamógrafo e dois aparelhos de ultrassonografia.
Além das mais de 130 cirurgias o hospital também têm agendado cerca de 100 procedimentos de endoscopia de pacientes que estavam há mais de 1 ano aguardando na fila de espera.

Para o morador de Ponta Porã, Silvio Pinheiro da Silva, 30 anos, a espera de quatro anos por uma vaga para cirurgia de hérnia terminou com a chegada da Caravana da Saúde. “O sentimento é de vitória após quatro anos lidando com este problema. Quando o exame detectou a hérnia tive que parar com o trabalho com cargas e buscar uma vaga para cirurgia. Era um transtorno por que eu teria que viajar para outra cidade e ainda aguardar vaga. Quando a caravana veio para a Ponta Porã, a minha situação mudou. Foi tudo muito rápido. É um beneficio para a população que está recebendo esta oportunidade de uma melhor qualidade de saúde”, disse Silvio enquanto aguardava a sua cirurgia.

Divulgação / Jessica Barbosa / Gov MS

Hospital de Ponta Porã deve fazer 130 cirurgias, além de outros procedimentos na Caravana da Saúde

Caravana da Saúde leva mais de 130 cirurgias para Hospital Regional de Ponta Porã

As cirurgias no Hospital Regional de Ponta Porã continuarão até o dia 17 de maio. As ações da Caravana continuam na Escola Estadual Sergio Marcondes a partir do dia 16 de maio, com a realização de exames e consultas além das cirurgias nas carretas oftalmológicas juntamente aos trabalhos de atendimento das entidades parceiras, entre elas: Hospital do Câncer, APAE, Polícia Militar, SENAC, SESI e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (33 no total).

Comente esta notícia