Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 19 de Abril de 2018, 16:14 - A | A

Quinta-feira, 19 de Abril de 2018, 16h:14 - A | A

AGRICULTURA FAMILIAR

Técnica de ensacar goiaba evita problemas com pragas

Método desenvolvido por pesquisadores da Agraer foi apresentando durante a Tecnofam

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Néia Maceno

Técnica de ensacar goiaba evita problemas com pragas

Técnica permite que o produtor rural cultive o fruto evitando as larvas

A técnica de ensacar furtos para evitar problemas de pragas, desenvolvida por pesquisadores da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), foi apresentada na 3ª edição da Tecnofam (Tecnologia e Conhecimentos para Agricultura Familiar).

 

O método, da pesquisadora Cássia Regina Viera e do técnico agrícola Gilberto Macedo, permite que o produtor rural cultive o fruto evitando as larvas. A ideia consiste em impedir que o inseto, a fêmea da mosca-da-fruta, deposite seus ovos. A técnica ainda evita consideravelmente o uso de inseticidas. 

 

A pesquisadora Cássia explica que visivelmente o saquinho parece com o de pipoca, mas não é. “Tem que ser um adequado como esse amanteigado, que não interfere no desenvolvimento da goiaba”.

 

Os agricultores familiares e visitantes têm a possibilidade de conhecer de perto oito variedades da fruta. Além disso, podem conferir a qualidade da goiaba através de uma degustação. 

 

A questão da rentabilidade foi apresentada através de uma análise técnica-financeira, com enfoque no custo de implantação, receita e lucro líquido. Desbaste de mudas, ensacamento de frutas, doenças (ferrugem da goiabeira – antracnose, seca bacteriana dos ramos, nematoide), pragas (mosca de frutas e psilídeo, gorgulho e besouro amarelo) também foram pontos abordados.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS