Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 28 de Março de 2018, 18:47 - A | A

Quarta-feira, 28 de Março de 2018, 18h:47 - A | A

CONVÊNIO

Soja Plus recebe recursos para ampliar atendimento em MS

Programa de melhoria contínua é oferecido gratuitamente ao produtor rural

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Governo de MS

Soja Plus recebe recursos para ampliar atendimento em MS

Convênio foi firmado entre o Governo de MS e a Famasul nessa terça-feira

O programa Soja Plus receberá recursos do Fundo para Desenvolvimento das Culturas para o Milho e para a Soja (Fundems). O convênio foi assinado pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Mauricio Saito, nesta terça-feira (27).

 

O presidente da Famasul explica que o Soja Plus é um programa de responsabilidade social, que prepara produtores na área de recursos humanos e gerenciais. “O entendimento, por parte do Governo do Estado de MS, sobre a necessidade de investimentos nesse tipo de atuação, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) propõe em parceria com a Famasul e Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), é muito importante para o setor produtivo”, afirma Saito.

 

Para o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke, o programa ajuda o produtor a estar sempre em dia com as normativas legais e ambientais, além de estimular a adesão de metodologias de gestão atualizadas.

 

O secretário Jaime Verruck explica que a preservação no meio rural como resultado da capacitação do Soja Plus eleva o status sustentável do agro de Mato Grosso do Sul. “É uma iniciativa que visa à produção da soja mais eficiente, colaborando para que a propriedade cumpra toda a questão ambiental e também foca na saúde e segurança do trabalhador, por meio da assistência técnica oferecido pelo Senar/MS”.

 

Programa Soja Plus

O Soja Plus é um programa de melhoria contínua oferecido gratuitamente ao produtor rural. A iniciativa, que vem sendo aplicada desde 2013, oferece ao produtor rural capacitação gratuita com cartilhas, cursos sobre saúde e segurança no trabalho, novo Código Florestal, dias de campo em fazendas modelo e visitas técnicas para monitoramento.

 

O Soja é um programa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e conta com a parceria do Sistema Famasul e do Senar/MS. Atualmente, 532 propriedades rurais de Mato Grosso do Sul são atendidas pela iniciativa, cuja meta é aumentar as oportunidades econômicas e promover maior eficiência da produção da soja brasileira, em relação aos compradores internacionais.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS