Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018, 09:51 - A | A

Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018, 09h:51 - A | A

AGRO

Encontro de Mulheres do Agronegócio é realizado no Showtec

“Maior desafio de mulheres e herdeiros é a profissionalização da gestão”, afirma especialista

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / Fundação MS

Encontro de Mulheres do Agronegócio é realizado no Showtec

Carlos Henrique Vilar Marques, especialista em gestão do agronegócio, falou sobre desafio das mulheres no agronegócio

O “Encontro de Mulheres do Agronegócio: aprendendo a domar os desafios econômicos na atualidade” aconteceu nesta quinta-feira (18), durante o Showtec 2018. A programação da feira continua nesta sexta-feira (19), com painéis, palestras e encontro de jovens da agropecuária.

 

O consultor Carlos Henrique Vilar Marques, especialista em gestão do agronegócio, abordou o desafio das mulheres à frente do agronegócio, que é a mesma dos herdeiros, a profissionalização da gestão. "O mais difícil é consolidar a gestão e promover um processo de sucessão que não traga impactos para o negócio da família", afirma.

 

Ao citar o poder centralizador do produtor rural em geral, o consultor questiona “Como as mulheres podem assumir a direção dos negócios se existe uma concentração tão forte nas mãos do patriarca?”.

 

Segundo ele, dois passos são fundamentais para garantir um processo de sucessão eficiente. Em primeiro lugar é necessário organizar o patrimônio, um processo burocrático e que pode demorar até dois anos. O segundo passo é a preparação do sucessor. "Nem todo herdeiro é um sucessor. É preciso identificar, preparar e treinar aquele que está mais apto para isto, seja ele um parente ou profissional da área. O mais importante é criar uma estrutura familiar para manter a gestão, sem grandes impactos", garante.

 

Programação

A programação técnica do Showtec 2018 segue nesta sexta-feira (19). Pela manhã, acontece o 4º Ciclo de Seminários Agrícolas do Setor Sucroenergético, com diversas palestras. Para o período da tarde, está previsto o Encontro de Jovens da Agropecuária.

 

Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

 

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, A Granja, Agrisus, Embrapa, Fundems, Semagro, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Maracaju.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS