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Política Terça-feira, 06 de Junho de 2023, 15:26 - A | A

Terça-feira, 06 de Junho de 2023, 15h:26 - A | A

Malha Oeste

Pedrossian solicita inclusão do ramal Campo Grande/Ponta Porã na concessão da Malha Oeste

Audiências públicas fortalecem movimento pela volta das ferrovias em Mato Grosso do Sul e parlamentar reforça importância do ramal para o desenvolvimento do agronegócio no Estado.

Odirley Deotti
Capital News

Luciana Nassar/Agência ALEMS

Deputado Pedrossian solicita inclusão do ramal Campo Grande/Ponta Porã na concessão da Malha Oeste

Deputado Pedrossian Neto, autor da indicação

O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) realizou audiências públicas nas cidades de Sidrolândia, Maracaju, Dourados e Ponta Porã, e hoje apresentou uma indicação à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitando a inclusão do trecho do ramal Campo Grande/Ponta Porã no processo de concessão da Malha Oeste.

 

Ao fazer uso da tribuna, o deputado ressaltou a importância de unir forças nesse projeto pelas ferrovias, entregando a indicação junto com o manifesto dos prefeitos das cidades mencionadas, do governador Eduardo Riedel e autoridades do Paraguai. Segundo Pedrossian, a união é fundamental para reafirmar a capacidade e a estratégia de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

 

Durante as audiências públicas, o movimento pela volta das ferrovias ganhou força. O deputado destacou que é fundamental que o ramal Campo Grande/Ponta Porã seja inserido no processo de concessão da Malha Oeste. Por meio de debates técnicos, foi demonstrado que o estudo da ANTT possui falhas e inconsistências ao afirmar que não haveria carga nesse trecho, o que foi considerado falso.

 

Pedrossian ressaltou ainda a importância econômica do trecho, citando os municípios de Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia, Dourados, Aral Moreira, Rio Brilhante, Laguna Carapã e Antônio João, que juntos somam mais de cinco milhões de toneladas de soja e mais de seis milhões de toneladas de milho. O parlamentar enfatizou que o estudo da operacionalidade do trecho prevê um volume de mais de 15 milhões de toneladas, evidenciando a relevância do ramal para o agronegócio local.

 

Diante disso, Pedrossian expressou sua esperança de que o estudo seja revisto, considerando os erros apontados e evitando que forças ocultas prejudiquem o desenvolvimento do ramal. A inclusão do ramal Campo Grande/Ponta Porã na concessão da Malha Oeste é vista como a espinha dorsal da produção agrícola do estado e um passo importante para impulsionar o setor.

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