Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Polícia Quarta-feira, 14 de Junho de 2017, 09:13 - A | A

Quarta-feira, 14 de Junho de 2017, 09h:13 - A | A

Operação Raposa Kaiowá

Em Ponta Porã, Polícia Federal deflagra operação contra fraude em aposentados indígenas

Foram identificadas inúmeras fraudes em empréstimos consignados, tendo indígenas da etnia Kaiowá como vítimas preferenciais

Cristiano Arruda
Capital News

Divulgação/Polícia Federal

Em Ponta Porã, Polícia Federal deflagra operação contra fraude em aposentados indígenas

Foram identificadas inúmeras fraudes em empréstimos consignados, tendo indígenas da etnia Kaiowá como vítimas preferenciais

A Polícia Federal de Ponta Porã, deflagrou na manhã desta quarta-feira (14), a Operação Raposa Kaiowá, com o objetivo de desarticular um esquema de fraude, promovido por uma falsa advogada indigenista, voltado para a obtenção fraudulenta de benefícios de aposentadoria por idade rural a indígenas.

 

Durante a ação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Ponta Porã, contra uma estelionatária que se apresentava falsamente como advogada indigenista e se utilizava desse pretexto para aliciar indígenas para fraudes contra a Previdência Social.

 

Foram identificadas pelo menos três fraudes contra a Previdência Social, as quais totalizam um prejuízo evitado à União estimado em mais de R$ 600 mil. Além disso, foram identificadas inúmeras fraudes em empréstimos consignados, tendo indígenas da etnia Kaiowá como vítimas preferenciais.

 

A Operação está sendo realizada pela Delegacia da PF de Ponta Porã, em conjunto com a Coordenação de Inteligência Previdenciária do Ministério da Fazenda (COINP) e com o Ministério Público Federal (MPF). 

 

Operação:

A Operação foi denominada “Raposa Kaiowá”, em alusão à característica traiçoeira e oportunista das raposas na captura de suas vítimas, a qual se assemelha à astúcia utilizada pela falsa advogada no trato com indígenas. As investigações evidenciaram que a estelionatária se apresentava como advogada (embora não o fosse) especializada na promoção dos direitos indígenas para conquistar a confiança dos indígenas (em sua maior parte da etnia Kaiowá) visando manipulá-los e explorá-los financeiramente.

 

Além disso, o nome da operação remete à Operação Coiote Kaiowá, deflagrada pela PF em 2015, no município de Amambai, e que tinha como alvo esquema de fraudes previdenciárias de natureza similar. 

Comente esta notícia