Notícias de Ponta Porã - MS | Capital News

Segunda-feira, 10 de Junho de 2019, 13h:11

ProUni abre inscrições para bolsas no 2º semestre

Prazo começa a valer nesta terça-feira (11)

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/MEC

 Estudantes que ficaram na lista de espera do ProUni têm até hoje para entregar documentação

Prazo começa a valer nesta terça-feira (11)

O prazo de abertura das inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) para bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior é amanhã (Terça-Feira), dia 11 de junho.

 

Os interessados em participar da seleção devem se atentar ao prazo que vai até 14 de junho. A inscrição deverá ser feita pela internet, no site do Prouni.

 

Serão ofertadas as bolsas de estudo parciais, de 50% do valor da mensalidade, e integrais, de 100%, para o segundo semestre de 2019.

 

Segundo o site do ProUni, as bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. E as bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

 

Os interessados em se inscrever como candidatos não devem ter diploma de curso superior e devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

 

Cada estudante precisa ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral.

 

Além disto, é necessário ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem.

 

O ProUni realiza o cálculo, a partir da soma das notas das cinco provas do exame e, depois, dividindo por cinco. Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado zero na redação.

 

Também podem participar do programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.

 

Após o período de inscrição, a divulgação do resultado da primeira chamada tem previsão para 18 de junho deste ano. Já a segunda chamada será no dia 2 de julho.

 

Aquele que for pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para comprovação das informações no período de 18 a 28 de junho, caso tenha sido selecionado na primeira chamada e de 2 a 11 de julho na segunda.

 

Ainda conforme, a lista de espera, caso as vagas não sejam ocupadas, fica disponível no site para consulta pelas instituições de ensino no dia 18 de julho.