Notícias de Ponta Porã - MS | Capital News

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019, 14h:36

Fotógrafo Gervásio Baptista será velado e cremado em Brasília

Com a chegada da filha Selma que estava em Madri, velório acontece nesta terça-feira (09)

Flavia Andrade
Capital News

Gervásio Baptista/Arquivo Pessoal

Fotógrafo Gervásio Baptista será velado e cremado em Brasília

Com a chegada da filha Selma que estava em Madri, velório acontece nesta terça-feira (09)

 

A família do fotógrafo Gervásio Baptista definiu a data do velório para esta terça-feira (9), das 10h às 13h, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Após a despedida, o corpo será cremado e as cinzas serão levadas ao Rio de Janeiro para serem espalhadas na Baía de Guanabara. A família aguardava a chegada da filha Selma, que estava em Madri, para realização da cerimônia.

 

Gervásio Baptista faleceu na última quinta-feira (5), aos 95 anos. O fotógrafo vivia em um lar para idosos em Vicente Pires, na capital federal.

 

Ícone do fotojornalismo brasileiro, ele registrou em imagens diversos presidentes, como Getúlio Vargas, Tancredo Neves, José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Atuou como fotógrafo oficial de Tancredo Neves e José Sarney.

 

Trabalhou em veículos de comunicação, como as revistas O Cruzeiro e Manchete. Foi também profissional da Empresa Brasil de Comunicação durante 30 anos. Acompanhou e registrou fatos históricos, como a Revolução Cubana, a Revolução dos Cravos em Portugal e a Guerra do Vietnã.

 

Entre as fotos que ganharam repercussão, está a de Juscelino Kubitschek com a cartola nos primeiros momentos de Brasília. Também registrou a última foto de Tancredo Neves no hospital, antes de morrer. Em 2018, foi homenageado com a medalha Ranulpho Oliveira, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).