Notícias de Ponta Porã - MS | Capital News

Terça-feira, 05 de Setembro de 2017, 08h:44

Professor lança livro sobre a cultura popular de Campo Grande

São contadas histórias, mitos, causos e lendas, amorosas e mirabolantes

Laura Holsback
Capital News

Está marcado para às 19h desta terça-feira (5), o lançamento do livro “Ibirocai”, de autoria do professor da rede pública de ensino, Adair de Oliveira. A obra com uma linguagem lúdica tem por objetivo contribuir com a preservação e difusão cultural em conjunto com a figura do professor, principalmente de arte, que almeja levar um pouco de Campo Grande à sala de aula.

Os contos dialogam com o imaginário da cidade e trazem histórias que permeiam a vida do campo-grandense.  O intuito é valorizar a cultura da cidade. A temática do livro rodeia a cultura dos povos que vieram como os índios, paraguaios, japoneses, árabes mineiros, português e outros. São contadas histórias, mitos, causos e lendas, amorosas e mirabolantes.

Seis mil exemplares do livro  foram distribuídos em todas as escolas da Rede Municipal de Educação

Ibirocai
Ibirocai vem da língua guarani e significa “águas que rolam”; das águas que pela expressão popular “não movem mais moinhos”, mas abrem caminhos para novos tempos; de outrora, hoje e amanhã; da vida que anseia mudança; da herança, cultura e tradição; da modernidade e da evolução.

O lançamento acontece no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado na Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida.

No evento irá ter participação de uma orquestra, contação de histórias e de exposição de taiko - um tipo de apresentação de dança japonesa com tambores. Também serão sorteados aos visitantes livros.

Será, ainda, sorteado para o público um quadro de uma obra de arte exclusiva.