Notícias de Ponta Porã - MS | Capital News

Quinta-feira, 22 de Junho de 2017, 08h:12

Projeto de prevenção ao câncer fornece exames gratuitos para mulheres em Ponta Porã

Secretaria Municipal de Saúde e Sesc Saúde Mulher têm, gratuitamente, exames preventivos

Com assessoria

Divulgação

Projeto de prevenção ao câncer fornece exames gratuitos para mulheres em Ponta Porã

Carreta ´Saúde Mulher´ disponibiliza exames preventivos gratuitos

Programa Sesc Saúde Mulher realiza em Ponta Porã, gratuitamente, exames para prevenção do câncer de mama e de colo uterino, além de ações educativas. Realização é uma parceria da Prefeitura de Ponta Porã e o Sesc (Serviço Social do Comércio).

A unidade instalada no Centro Regional de Especialidades “Dr. João Kayatt” fica no município até outubro para a realização de exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos, sem necessidade de encaminhamento médico. Já para o preventivo (Papanicolaou) a faixa etária será para mulheres entre 25 e 64 em atividade sexual, também sem necessidade de encaminhamento médico.

Divulgação

Projeto de prevenção ao câncer fornece exames gratuitos para mulheres em Ponta Porã

Exames são oferecidos gratuitamente no Centro de Especialidades João Kayatt


A Unidade Sesc Saúde Mulher tem capacidade de realizar diariamente 30 exames Papanicolaou e 30 mamografias, totalizando uma média de 1.200 exames mensais. Os atendimentos serão realizados mediante o pré-cadastramento das pacientes interessadas nas ESFs – Estratégias de Saúde da Família com os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Após esse pré-cadastro a paciente terá seus exames agendados pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Os exames de mamografias são encaminhados para uma central de laudos remotos do Hospital de Câncer de Barretos, que analisará as imagens e emitirão os laudos. As imagens serão salvas em um DVD e devolvidas às pacientes juntamente com o laudo impresso. Para o Papanicolau, o Sesc encaminhará as lâminas para laboratórios credenciados para análise, retornando às pacientes por meio de laudo impresso.

O horário de atendimento do Sesc Saúde Mulher é de segunda a sexta–feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h no Centro Regional de Especialidades Dr. João Kayatt.