Sexta-feira, 17 de Maio de 2024


Esporte Segunda-feira, 17 de Abril de 2023, 17:53 - A | A

Segunda-feira, 17 de Abril de 2023, 17h:53 - A | A

Investimento

Cidade do interior deve ganhar novo e moderno estádio de futebol

Considerado obsoleto, Prefeitura quer vender estádio antigo localizado em área nobre

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação

Estádio Ponta Porã

Local que deve receber o novo estádio já está sendo preparado para início das obras

Um novo estádio de futebol, mais moderno, seguro e cumprindo todas as regras do Estatuto do Torcedor começou a ser construído em Ponta Porã. Além da nova e moderna praça esportiva na área do Horto Florestal, estão planejadas construções de arenas esportivas com gramado sintético para atender dezenas de bairros, mas para isso depende da aprovação de um Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo Municipal para votação na Câmara Municipal.

 

A proposta do Poder Executivo é vender o Estádio Aral Moreira, que possui uma estrutura obsoleta e ocupa uma área de 34.200 metros quadrados. Com pouco uso, o local tem elevado custo de manutenção e com a venda o local em área nobre será valorizado gerando muitos empregos.

 

O recurso arrecadado será utilizado para executar um grande e ambicioso projeto de incentivo ao esporte em todas as regiões do município. A ideia, segundo o líder do prefeito Eduardo Campos na Câmara Municipal, vereador Agnaldo Miudinho, é expandir a prática esportiva levando arenas com grama sintética para atender todos os bairros, dando oportunidade para que todos possam praticar atividades.

 

“Além disso, o prefeito Eduardo Campos já nos apresentou um projeto que já começou a ser edificado na área do Horto Florestal, portanto perto do centro, local de fácil acesso a todos. Se trata do novo estádio que terá todas as condições necessárias para receber jogos oficiais porque terá excelente iluminação, drenagem e as medidas de campo exigidas pelo regulamento da Confederação Brasileira de Futebol e também cumprirá as exigências do Estatuto do Torcedor. As equipes terão vestiários, modernas instalações sanitárias, assim como os torcedores terão arquibancadas novas e seguras, que serão construídas obedecendo os padrões técnicos”, destacou Agnaldo Miudinho.

 

De acordo com o prefeito Eduardo Campos, o objetivo do projeto que foi enviado para apreciação dos vereadores visa justamente facilitar o acesso de todos ao esporte. Ele destacou que já foram entregues três novas praças esportivas, sendo uma no Parque dos Ervais e as outras duas nos distritos de Nova Itamarati e Sanga Puitã. A meta, segundo ele, é a partir de agora levar praças esportivas para a linha internacional que está sendo revitalizada e também para outras regiões do município como bairros São Rafael, São Domingos, Granja, São João, Jamil Saldanha Derzi, Ipê II, Coophafronteira, entre outros.

 

Leilão Público

 

Segundo o prefeito, a venda do Estádio Aral Moreira se dará através de leilão público, de forma transparente, sendo que os recursos arrecadados serão utilizados para pagamento de contrapartida do financiamento do Fonplata, projeto que está modernizando toda a estrutura urbana do centro de Ponta Porã com rede de drenagem, pavimentação de vias e revitalização da linha internacional. “A obra do novo estádio já começou no Horto Florestal, onde hoje já é frequentado para caminhadas, atividades de lazer e que já conta com campos de grama sintética”, destacou.

 

Segundo a Prefeitura de Ponta Porã, são necessários levar em consideração vários pontos para colocar à venda o Estádio Aral Moreira. "A Prefeitura pagará a contrapartida do financiamento do Fonplata, que está modernizando toda a cidade. Ficar adimplente com o Fonplata permite continuar recebendo recursos federais e estaduais. Outra parte do recurso será destinada à conclusão do novo estádio no Horto Florestal e implantação das arenas esportivas nos bairros", destaca a justificativa do projeto que será votado pelos vereadores.

 

Comente esta notícia