Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 18 de Julho de 2016, 14:11 - A | A

Segunda-feira, 18 de Julho de 2016, 14h:11 - A | A

Aniversário da cidade

Ponta Porã completa 104 anos impulsionada por comércio e setor imobiliário

Comércio no Paraguai, crescimento com o etanol e estabelecimento de universidades são os destaques da cidade na última década

Jornal Che Fronteira

Divulgação/Para Onde Ir Turismo

Ponta Porã completa 104 anos, impulsionada por comércio e setor imobiliário

O Monumento das Cuias simboliza a importância da erva-mate para a região

A cidade fronteiriça de Ponta Porã completa nesta segunda-feira (18), 104 anos de existência impulsionada por transformações no setor econômico. Além do aspecto fronteiriço, a cidade é também conhecida como “Princesinha dos Ervais”, devido a influência econômica da erva-mate na época de fundação do município.

 

O Monumento das Cuias simboliza a importância da erva-mate para a região. Com uma cuia de tererê, mate gelado típico do Paraguai, e uma cuia de chimarrão, bebida tradicional dos gaúchos, o monumento representa a fusão das culturas.

 

No entanto, a cidade conhecida pela produção de erva-mate deu lugar ao longo do tempo às pastagens e à agricultura moderna mecanizada. Foi observado também que há menos de uma década, as áreas rurais com lavouras de soja, milho e pastagens, passaram a dividir espaço com as plantações de cana-de-açúcar.

 

Ponta Porã entrou também no rol dos municípios que produzem uma das fontes energéticas alternativas, o etanol. O município conta com uma moderna usina pertencente à uma poderosa multinacional do agronegócio. Instalada a partir de 2007, a usina contribuiu par a introduzir uma nova fonte de recursos para a agropecuária. 

 

Mercado imobiliário e universidades

Pode-se observar também na área urbana do município uma expansão nos setores imobiliário e de serviços, devido aos jovens que vem estudar medicina na cidade paraguaia vizinha de Pedro Juan Caballero. Muitos estudantes brasileiros vem de várias regiões e se instalam em quitinetes de Ponta Porã.

 

No entanto, na própria cidade também é cada vez maior o interesse pelos cursos oferecidos pelas instituições públicas e particulares. O município conta com um número interessante de estudantes universitários matriculados na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Instituto federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). As instituições particulares são FAP/UNIESP e Magsul.

 

Todas possuem mais de 2 mil alunos matriculados tanto nos cursos presenciais quanto naqueles oferecidos através do sistema Ensino à Distância (EAD).

 

Comércio e culinária

A cidade tem também um movimento econômico importante na rede hoteleira, impulsionada pelo comércio das lojas de importados de Pedro Juan Caballero. 

 

Além do comércio e do aquecimento no mercado imobiliário, a presença de cerca de 10 mil pessoas envolvidas com o ensino superior de medicina no país vizinho provocou uma mudança radical na prestação de serviços. O setor de gastronomia é um exemplo. 

 

Nunca Ponta Porã e Pedro Juan Caballero tiveram tantos estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e lanchonetes como agora. Grandes redes internacionais se estabeleceram na fronteira e começaram a surgir muitos restaurantes especializados em oferecer comidas típicas de diversos países. Na fronteira é possível encontrar pelo menos dez estabelecimentos especializados na culinária japonesa, por exemplo.

 

(Jornal Che Fronteira)

 

Comente esta notícia