Ponta Porã/MS, Quarta-Feira, 24 de Julho de 2019 |
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019, 08h:21
Tamanho do texto A - A+

Com o Feriado de Corpus Christi confira o que abre e fecha

Data é festejada anualmente 60 dias depois da Páscoa.

Flavia Andrade
Capital News

Arquivo/Subcom/Portal do MS

Com o Feriado de Corpus Christi confira o que abre e fecha

Data é festejada anualmente 60 dias depois da Páscoa.

Nesta quinta-feira (20) é celebrado o Corpus Christi, com origem no século 13, a celebração surgiu durante o pontificado do papa Urbano IV e é difundida em países com tradições católicas. Sendo a data festejada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.

 

O feriado é facultativo,porém costuma ser comemorado por municípios e estados. Tradicional em Mato Grosso do Sul, o Corpus Christi lembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, sendo decretada folga para os servidores estaduais.

 

Conforme os decretos do governador Reinaldo Azambuja, publicados em edições distintas do Diário Oficial do Estado (DOE), declararam os pontos facultativos de 20 e 21 de junho de 2019, quinta e sexta-feira, em referência à celebração da Igreja Católica. Os documentos estão disponíveis nas edições do DOE dos dias 11 de janeiro e 3 de junho deste ano.

 

Com isso, às atividades dos servidores estaduais retornam na segunda-feira (24). As folgas não se aplicam aqueles que trabalham em serviços considerados essenciais, que não podem ser interrompidos, como saúde e segurança pública.

 

O Hemosul Coordenador de Campo Grande, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, não terá expediente na quinta-feira (20). O atendimento retorna na sexta (21) e no sábado (22), das 7h às 12h. As unidades de coleta do Hospital Regional e do interior do Estado ficarão fechadas todos os dias do feriado prolongado.

 

As Agências Fazendárias de Campo Grande e do interior não irão abrir durante o feriado prolongado, portanto, emissões de guias para pagamentos deverão ser realizadas pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O atendimento volta ao normal na segunda-feira (24).

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) também não terá atendimento ao público no feriado prolongado. Os trabalhos retornam ao normal no início da outra semana. Dúvidas da população podem ser esclarecidas pelos telefones 154, na Capital, e (67) 3368-0500 no interior.

 

Com o feriado prolongado de Corpus Christi, as unidades do Fácil – Atendimento ao Cidadão, permanecem fechadas e voltam a funcionar somente na segunda-feira (24).

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix