Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Marco Eusébio Segunda-feira, 22 de Julho de 2019, 07:29 - A | A

Segunda-feira, 22 de Julho de 2019, 07h:29 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Anúncio sobre saques do FGTS será esta semana, diz Onyx Lorenzoni

Por Marco Eusébio

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

José Cruz/Agência Brasil

ColunaMarcoEusébio

Onyx disse à imprensa que anúncio deve ser feito entre quarta e quinta-feira da semana que vem

O anúncio da liberação de saques das contas ativas do FGTS e do PIS-Pasep para incentivar o consumo e ajudar a aquecer a economia, ficou para esta semana. "Os técnicos estão fazendo ajustes e nós tomamos a decisão de que na semana próxima vai ser feita a apresentação da medida provisória que trata do Fundo de Garantia e também do PIS/Pasep. Os dois serão apresentados conjuntamente, provavelmente entre quarta e quinta-feira da semana que vem" disse na quinta (18) o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil). Hoje, o saque nas contas ativas do FGTS só é permitido em situações específicas, como no caso de o trabalhador ser demitido sem justa causa ou se for usar os recursos na compra de casa própria. (Com ABr)

 

• • • • •

 

Governo pretende cortar mais 25 mil cargos de comissão em 100 dias, diz Onyx

Alan Santos/PR

ColunaMarcoEusébio

Onyx disse que universidades e institutos federais têm excesso de servidores comissionados, 'aparelhados' pelo PT

O governo federal espera cortar "mais 25 mil cargos em comissão" nos próximos 100 dias, disse Onyx Lorenzoni à imprensa na quinta (18), após o evento dos 200 dias do governo de Jair Bolsonaro, que assinou um decreto que amplia para mais 100 mil cargos em comissão a exigência de que indicados se enquadrem na Lei da Ficha Limpa e tenham formação compatível com a função. Nós já cortamos 21 mil, vamos caminhar para mais 25 mil", afirmou o ministro da Casa Civil, citando que universidades e institutos federais têm cerca de 60 mil cargos desse tipo. Ao divulgar a notícia, o site G1 diz que dados do Painel Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento de junho apontam que universidades e institutos federais contavam com 8.412 cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) e de Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE), mais 28.666 funções e gratificações técnicas. Somados, são 37.078 comissionados. Embora elevado, o número equivale a 61,79% dos 60 mil apontados pelo ministro. Onyx reafirmou que as instituições foram aparelhadas por governos do PT, com fins políticos, diz o G1. "Com zelo, respeito e critério, nós vamos enxugar e bem enxugado isso, porque em nenhum país do mundo isso existe”, declarou.

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS